janeiro 23

Transferência de aprendizado: como ajudar os funcionários nesse desafio?

Estimular seu colaborador com experiências de aprendizagem que trarão um ganho real para ele é fundamental. Por isso, investir em treinamentos e cultivar a cultura da transferência do aprendizado é importante para desenvolver o time e conseguir alta performance.

Como os líderes da sua empresa têm recebido um colaborador que volta de uma experiência de aprendizagem? O que eles têm feito para que o profissional leve para a prática os novos conhecimentos? Quais recursos têm sido usados para verificar os resultados? Responder a estas e outras perguntas pode ser a chave para o sucesso da Educação Corporativa.

Para conhecer melhor como essa prática pode transformar os resultados da sua organização, continue a leitura!

Incentive a transferência do conhecimento

Primeiro passo: é preciso que o programa de treinamento corporativo esteja alinhado às necessidades e estratégia da organização. Para que as capacitações entreguem um resultado significativo, a cultura da transferência de aprendizagem precisa estar implementada na sua empresa.

É essencial estruturar a experiência de aprendizagem a partir de sugestões do time de colaboradores e incluir embasamento técnico e teórico, sem esquecer de dar o espaço suficiente para que a equipe também tenha contato com ambientes e atitudes inovadoras.

Ofertar soluções customizadas de acordo com os desafios de cada área/negócio da organização também é importante. Soluções muito genéricas e que não agregarão valor para a companhia como um todo são enfadonhas e desestimulam os funcionários. Por isso, defina um escopo de atuação personalizado para cada setor.

Manter o líder informado sobre os objetivos e conteúdos do treinamento da sua equipe pode ser importante para que ele incentive seu funcionário a transferir o aprendizado no dia a dia. O time de RH pode entregar ao líder um resumo ou um treinamento “pocket” para que ele se aproprie também do novo conhecimento, auxilie o colaborador compartilhando suas vivências com exemplos reais e estimule a aprendizagem ativa. Colocar a mão na massa vai ajudar a reter as informações mais importantes.

Ofereça o suporte necessário

Como foi dito acima, é preciso envolver também os líderes da organização. Os gestores de equipe devem colaborar não apenas na transferência de aprendizagem, mas criando um ambiente de confiança para que os profissionais se arrisquem e pratiquem os novos aprendizados.

É comum, logo após um treinamento, que o colaborador fique um pouco inseguro em aplicar novas metodologias ou exercer novas funções. Tão importante quanto provocá-lo a sair da sua zona de conforto é dar tranquilidade para que ele passe pelo período de adaptação. Com o acompanhamento do RH e dos gestores na hora de aplicar os novos conhecimentos, a mudança de comportamento será estimulada e o funcionário se sentirá reconhecido.

Utilize novas tecnologias

Programas de consultoria e desenvolvimento pessoal são ótimos e podem ser feitos virtualmente e de forma presencial, e ainda com um programa que mescle as duas modalidades. Afinal, nem sempre esticar o período do funcionário e colocá-lo em uma sala com horários rígidos durantes um dia de trabalho será a melhor opção.

aprendizado em modelo blended, em que parte é presencial e parte online, é um instrumento importante que viabiliza o aprendizado contínuo. A tecnologia pode ser usada como meio para o suporte ao aprendizado, tornando-o simples, e barato. Assim, a organização consegue extrair o melhor de cada um dos seus colaboradores.

Um funcionário que consegue colocar em prática os novos conhecimentos logo que sai de uma experiência, tem múltiplos ganhos, entre eles, ficará apto a resolver questões mais complexas, terá melhora na inteligência emocional, desenvolverá novos projetos e, com criatividade, dará uma nova cara a projetos antigos.

Para ter certeza do êxito, avalie a evolução dos funcionários ao final do programa. Defina indicadores de desempenho e compare o rendimento dos funcionários antes e após a transferência de aprendizado.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe este artigo nas suas redes sociais e aumente cada vez mais o número de organizações que atuam com a transferência de aprendizagem!


NEWS
LETTER

CONTATO


Como gostaria de ser chamado?*

Seu melhor e-mail*

Telefone para contato*

É WhatsApp?*
SimNão

Sua mensagem*

* Preenchimento obrigatório.

Alameda dos Maracatins, 1.217 São Paulo/SP • (11) 5579.4877 • (11) 93249.1146

EnglishFrenchGermanItalianPortugueseSpanish